s

16 de fev. de 2012

[Nota :] Falece o escritor e jornalista José Roberto Pereira, o BK.



Com muito pesar venho repassar a notícia da morte de José Roberto Pereira no último dia 09. Conheci o Zé através da revista JAPAN FURY e ANIMAX especializadas em mangás e animes e cultura japonesa em geral, que era bem conhecida na década de 90. O Zé era um dos editores ao lado de Sérgio Peixoto. Também conhecido por BK, Lord Seth ou JRP, Zé Roberto, ao mesmo tempo que era uma figura irreverente e engraçada, era um crítico feroz que muitas vezes irritou muitos. Na verdade ele o fazia para que os outros melhorassem seus trabalhos, só quem era muito orgulhoso não se tocava que em meio à critica feroz e cheia de palavrões havia dicas de como eles poderiam melhorar como artistas e pessoas.

O José Roberto ainda foi um dos precursores do movimento de animes e mangás no Brasil, além de ser editor e escritor de muitas HQs e revistas direcionadas à cultura pop.  O MUSEU DO VHS presta essa homenagem pois o Zé também foi  colaborador do Guia de Video da Nova Cultural (resenhista da parte de desenhos animados) e também atuou no mercado de video no licenciamento de filmes pela Reserva Especial . Foi também editor e roteirista dos quadrinhos nacionais licenciados do MEGA MAN. Além de tudo, seus podcasts eram verdadeiras aulas para quem um dia quiser se aventurar no mercado editorial  e de quadrinhos brasileiros. Seu primeiro livro foi MUNDOS SEM SOL sobre um vampiro detetive numa Tóquio futurista e seu último trabalho foi MIL NOMES - O Guardião do Infinito pela Editora Ícone, que eu li e recomendo por ser na minha opinião, um dos melhores livros de fantasia e ficção científica nacionais dos últimos tempos. E eu esperava ansiosamente pelo livro MORGANNA sobre uma elfa executora em plena ditadura militar! Uma pena, pois pelo visto nunca será lançado.

Quero deixar meus sentimentos à sua esposa, a ilustradora de Mil Nomes, Marcia Harumi e à toda família. Que eles superem a dor nesse momento tão difícil.  J.R. Pereira faleceu aos 47 anos de idade devido a um câncer no pâncreas e deixou  três filhos.

Descanse em paz, "preta véia".




Site MIL NOMES: http://www.milnomes.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Que bom que essa praga morreu,que delicia.

Bruno C. disse...

Mano, se passaram 10 anos e você ainda não superou o BK ter te comido o rabo algum dia? Calma, viva a vida sua dor já tinha que ter passado.

Anônimo disse...

Acho que o unico que está com o rabo doido é vossa senhoria